Carma

Explicamos o que é karma e sua definição de acordo com as religiões dhármicas. Sua relação com a reencarnação e anantarika-karma.

Karma é usado pelas religiões dhármicas.

O que é Karma?

Karma é, na cultura popular, um conceito relacionado ao destino . Para algumas religiões orientais , está relacionado pura e exclusivamente a uma ação que deriva das ações das pessoas . É uma crença central e fundamental de várias doutrinas orientais.

O conceito de karma é uma expressão que vem do sânscrito e é usada pelas religiões dármicas (Budismo, Jainismo, Hinduísmo e Sikhismo). Traduzido para o espanhol e aceito pelas principais religiões orientais, significa um fato ou ação que o ser humano conserva de vidas passadas e que servirá para promover um aprendizado totalmente útil para futuras reencarnações.

De acordo com as crenças orientais, o carma é formado de encarnação em encarnação e indica o que cada ser humano deve aprender durante cada uma de suas reencarnações. Portanto, se um indivíduo toma decisões erradas durante uma vida, isso se refletirá em vidas futuras, para que ele tenha a possibilidade de aprender sobre essas decisões e tomar as certas. Por outro lado, se as decisões tomadas ao longo da vida foram positivas e geraram aprendizado no ser humano, você desfrutará de tudo que, além de realizar e aprender, causou boas vibrações de energia circulando no universo .

Veja também: Mantra

Karma de acordo com as religiões dhármicas

Como dissemos antes, este conceito faz parte de várias doutrinas dhármicas, que encontram neste conceito uma explicação para muitos eventos na vida dos seres humanos. A base do conceito é a mesma, mas o budismo e o hinduísmo ainda enfrentam um significado diferente da lei do carma.

  • No budismo.  O karma pode ser explicado como uma inércia natural. Isso significa que não funciona como uma recompensa ou estímulo mágico, mas sim como uma resposta comum e natural às decisões tomadas antes.
  • No Hinduísmo.  Karma é explicado como uma lei de ação e reação. Isso é muito semelhante à ideia que temos do carma e que funciona como uma definição quase aceita em nossa cultura popular. De acordo com os hindus, Yama Rash nos julgará no final de nossa encarnação, de acordo com as decisões e ações subsequentes que registramos no Livro da Vida. Então, receberemos em resposta a essas ações, reações correspondentes.
  • No Jainismo.  Karma não se refere apenas à causa pela qual a reencarnação ocorre, mas também é um conceito mais amplo sobre algo escuro que é introduzido na alma a fim de afetar as qualidades originais e puras.

Embora as diferentes doutrinas dhármicas tenham a mesma origem indiana e sejam baseadas praticamente nos mesmos princípios e crenças , nem todas podem concordar em uma única definição comum.

Reencarnação e carma

A reencarnação consiste na transferência da alma de um corpo para outro.

Como explicamos nos parágrafos anteriores, o carma prepara o indivíduo para enfrentar as reencarnações subsequentes de uma forma mais confortável e, talvez, com mais ferramentas.

A reencarnação , segundo as religiões orientais, consiste na transferência da alma de um corpo para outro, no final de uma vida. O ser humano, por meio das reencarnações, adquire e realiza processos de aprendizagem que provocam constantes transformações e que colaboram com o estado de sabedoria interior.

Karma: justiça divina

De certa forma, karma é a maneira que as doutrinas orientais encontraram para explicar as coisas que aconteceram . Se o Deus Divino é justo, então eles não encontraram resposta para as coisas ruins que aconteciam às pessoas boas. O carma era, então, a maneira mais fácil e complexa de explicar que coisas ruins acontecem a pessoas boas e coisas boas acontecem a pessoas ruins.

Além disso, e porque o carma, isto é, o resultado de nossas ações, se acumula de encarnação em encarnação, precisamos pagá-lo em muitas “prestações”. Coletaremos o bom e o ruim em vidas diferentes , porque seria impossível ver todos os resultados, bons e ruins, em uma única vida.

Anantarika-karma

De acordo com o budismo, esses são cinco pecados capitais (ofensas máximas budistas) que, se cometidos, o carma causaria uma catástrofe imediata. São eles: parricídio (assassinato do pai); matricídio (assassinato da mãe); assassinato de um ser iluminado (um Arhat); derramou o sangue de um sacerdote buda; ou causar uma divisão dentro da comunidade de monges budistas.

Em conclusão, nossa ideia de carma ou crença popular tem algo a ver com o conceito real de carma, embora não em todo o conceito. Agora, então, você saberá que deve aproveitar tudo o que a vida lhe coloca, seja bom ou ruim , pois de tudo isso você poderá extrair um aprendizado que, no caso de uma tomada de decisão positiva , será um aprendizado glorioso que dará sentido a todo sofrimento e a qualquer processo que nos tenha deixado algo como lição que, em caso de decisões negativas, se acumulará para a próxima reencarnação, tornando nossa vida, talvez, uma verdadeira tortura .