Explicamos o que é a fé, em que áreas existe, sua importância e características. Além disso, quais são a fé cristã e a fé budista.

A fé é mantida sem a necessidade de evidências de apoio.

Qual é a fé?

Quando falamos de fé, normalmente, nos referimos a uma forma de crença ou confiança em uma pessoa , coisa, divindade , doutrina ou explicação , que é sustentada sem qualquer necessidade de evidência em seu favor. Ou seja, temos fé no que escolhemos acreditar acima da possibilidade (ou impossibilidade) de provar sua existência .

A palavra fé vem do latim fides , ou seja, “ lealdade ” ou “confiança”, e era o nome que a deusa da confiança, filha de Saturno e Virtus, recebia na mitologia romana. No templo da deusa, os tratados estaduais do Senado Romano com as nações estrangeiras eram mantidos , para que a deusa garantisse seu respeito e cumprimento mútuos .

Portanto, o significado principal do termo em nossos dias está ligado à crença religiosa , embora esta não seja tanto uma herança da mitologia romana, mas da doutrina cristã, que durante séculos estabeleceu a fé em Deus, ou seja, a crença cega em Deus, sem dúvida e sem dúvida, como o valor mais alto de um bom cristão.

Este é um traço comum a todos os monoteísmos : lealdade exclusiva ao seu Deus, o único, o verdadeiro. É por isso que as guerras religiosas foram tão comuns ao longo da história .

O conceito de fé, entretanto, se aplica a assuntos mundanos também, como um sinônimo aproximado de confiança . Podemos ter fé em alguém, quando confiamos cegamente nele, ou em suas habilidades para resolver um problema ou obter sucesso em um assunto específico.

Por exemplo, podemos ter fé no nosso médico ou nos remédios que ele nos prescreve, ou mesmo nas explicações que a ciência nos dá sobre a realidade . Porém, neste caso, o pensamento científico não nos pede em nenhum momento que lhe concedamos nossa fé, mas antes nos fornece demonstrações empíricas e corroboráveis ​​de suas hipóteses . Ou seja, oferece-nos explicações e provas, em vez de nos pedir que simplesmente acreditemos.

Ao mesmo tempo, a palavra fé é usada para se referir ao conjunto de crenças que constituem a doutrina de uma religião (a fé católica, a fé muçulmana, etc.), e a certos documentos que servem de suporte, ou seja, que apóiam -paradoxalmente – nossa fé no que contêm (certidão de batismo, certidão de vida, condição de solteiro, etc.).

Em alguns países, fala-se até em “ atestar algo ” para dizer que se acredita nisso, ou se tem provas ou se está convencido disso, servindo assim de testemunha, fiador ou fiador.

Veja também: Dogma

Características de fé

A fé religiosa não impede necessariamente a confiança na ciência.

Em geral, o conceito de fé é caracterizado por:

  • Implica a crença ou confiança cega , sem dúvidas, sem exigir testes, demonstrações ou verificações.
  • É um conceito que está longe do ceticismo e, às vezes, também longe da razão, quando você não questiona em que tem fé, mas se apega a isso por razões subjetivas.
  • Não existe um modelo único de fé , nem a fé é incompatível com outros sistemas de valores, como o científico. Por exemplo, não é um requisito faltar fé religiosa para poder fazer ciência, mas é um requisito não recorrer à fé em vez de usar o método científico . No mundo contemporâneo, a fé religiosa é um assunto íntimo e pessoal.
  • Às vezes, pode ser sinônimo de “esperança” , como no caso dos crentes que, em situação de necessidade ou perigo, se agarram à convicção de que Deus lhes dará a salvação.

Importância da fé

A fé pode se tornar importante em diferentes aspectos da vida cotidiana. Para os paroquianos de alguma religião, faz parte das crenças fundamentais que organizam a sua experiência da realidade , especialmente nos aspectos morais e existenciais. É por isso que perder a fé pode levar a um período de sofrimento e questionamentos profundos sobre o sentido da vida.

Ao mesmo tempo, a fé em uma ordem cósmica e entidade guardiã pode dar às pessoas maior confiança em fazer as coisas e uma sensação de bemestar e proteção.

Por outro lado, a fé pode ser um componente importante em certos tratamentos médicos , na medida em que o humor geral e a predisposição do paciente têm efeitos psicossomáticos comprovados sobre o funcionamento do organismo.

Por exemplo, pessoas emocionalmente deprimidas têm defesas menos ativas e respondem menos aos tratamentos do que pessoas de humor estável. Nesse sentido, a fé (religiosa ou não) pode auxiliar no tratamento.

fé cristã

Segundo a doutrina cristã, a fé é uma virtude teológica , ou seja, um dos hábitos que o próprio Deus infunde na mente do ser humano para guiá-lo no caminho certo. Em outras palavras, a fé cristã não é passiva, mas organiza a vida moral e eticamente, de acordo com os ideais e ensinamentos de seu profeta , Jesus de Nazaré (c. 4 AC – 33 DC).

A doutrina cristã herda o conceito de fé do Antigo Testamento, que é o da tradição abraâmica dos antigos profetas judeus. Nesse sentido, consiste na crença de que Deus prometeu à humanidade um salvador , um messias que viria para conduzi-los de volta ao paraíso perdido, separando os justos dos injustos, os fiéis dos infiéis.

No entanto, o Novo Testamento cristão propõe que Jesus Cristo renovou a aliança entre Deus e a humanidade , sacrificando-se por ela, mas que no futuro retornará, para realizar o julgamento das almas e conceder punição (inferno) ou redenção (paraíso).

A fé cristã, em princípio, é entendida como um ato voluntário e que não pode ser imposto a ninguém, pois é no foro interno de cada pessoa onde ocorre. Assim afirma Santo Agostinho (354-430): “ credere non potest nisi volens ” (“não pode acreditar se não quiser”).

É por isso que Jesus Cristo, segundo a tradição, nunca obrigou ninguém a segui-lo, o que a Igreja Católica fez durante os séculos da Inquisição e das guerras santas contra outros monoteísmos igualmente intolerantes, como o Islã .

Mais em: Cristianismo

Fé budista

O budismo exige apenas fé no método ensinado pelo Buda.

Ao contrário do cristianismo e de seus monoteísmos irmãos, a tradição budista não exige uma fé cega e absoluta de seus seguidores, possivelmente porque Gautama Buda não é percebido como uma divindade, nem como um profeta, mas como o descobridor de um método de iluminação pessoal. ( Bodhi )

Desta forma, o budismo exige fé no método, ou seja, nos ensinamentos espirituais ( dharma ) e na comunidade de seguidores ( sangha ) do Buda, que desempenha o papel de professor, de guia para o despertar da consciência.

Assim, a fé particular do Budismo não propõe a adesão cega a um código, mas convida seus seguidores a vivenciar e investigar os ensinamentos de uma maneira pessoal , com base no que aprenderam e aceitaram. Textos como o Kalama Sutra , de fato, promovem uma atitude bastante antiautoritária em seus seguidores.

Siga com: Politeísmo