cristandade

Explicamos o que é o Cristianismo, sua origem, crenças e outras características. Além disso, seus ritos e relação com o judaísmo.

O Cristianismo tem 2,4 bilhões de fiéis em todo o mundo.

O que é o cristianismo?

O Cristianismo (em alguns contextos chamados de Cristianismo), é uma das maiores religiões monoteístas do planeta . Sua influência na cultura ocidental foi decisiva e fundamental desde o momento de sua massificação e popularização por volta do século IV, quando se tornou a religião oficial do Império Romano .

O termo “cristão” vem do grego Kristós , uma tradução da palavra hebraica para “ungido”, já que na tradição hebraica os reis eram ungidos com óleo.

Essa palavra foi inicialmente usada para chamar o profeta Jesus de Nazaré, o Cristo, ou seja, o ungido, o escolhido, e posteriormente deu origem a “Jesus Cristo”. De acordo com os Atos dos Apóstolos (11, 25-26) no Novo Testamento, seus seguidores começaram a se chamar “Cristãos” em Antioquia no final do primeiro século.

O Cristianismo é hoje a maior religião do mundo , com aproximadamente 2,4 bilhões de fiéis de diferentes países, culturas e etnias. É a religião dominante no Ocidente e tem forte presença no resto dos continentes . Sua importância é tanta que costumamos usar o nascimento de Jesus Cristo como referência para fixar o tempo histórico: antes de Cristo (AC) e depois de Cristo (DC).

No entanto, as igrejas cristãs não são governadas por uma doutrina única e homogênea, mas podem ser classificadas em uma ampla diversidade de seitas ou ramos, como o catolicismo, o protestantismo e a ortodoxia. Os fiéis de cada um são chamados de cristãos e regidos pelos ensinamentos de Jesus de Nazaré, a quem consideram ser o messias anunciado pelos antigos textos judaicos do Antigo Testamento.

Além disso, o cristianismo é uma religião abraâmica , ou seja, reconhece a tradição mística e espiritual associada ao profeta Abraão, que o vincula como religião ao judaísmo e ao islamismo , bem como a tradições menores como as do bahaísmo, mandeísmo e Samaritanismo. Na verdade, os textos sagrados do Cristianismo, Judaísmo e Islã têm vários pontos de contato.

Veja também: Conhecimento religioso

Características do Cristianismo

Em geral, o Cristianismo é caracterizado pelo seguinte:

  • É uma religião monoteísta (acredita em apenas um deus), abraâmica (segue a tradição do profeta Abraão, como o judaísmo e o islamismo) e com fortes raízes judaicas.
  • Seu símbolo religioso é a cruz ou o crucifixo, porque os romanos mataram Jesus Cristo por crucificação.
  • Tem como texto sagrado a Bíblia , que engloba o Antigo Testamento (que corresponde aos antigos textos da Torá judaica) e o Novo Testamento (que narra a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo).
  • Seu principal profeta é Jesus de Nazaré ou Jesus Cristo , considerado o Messias de Deus na terra, enviado para renovar a sagrada aliança entre a humanidade e seu criador, e difundir os ensinamentos necessários para o acesso à salvação eterna.
  • O culto cristão é organizado em igrejas que defendem diferentes interpretações de textos sagrados e diferentes práticas rituais, mas que coincidem no cerne de sua doutrina: Catolicismo, Protestantismo e Ortodoxia.
  • É uma religião de imensa importância cultural e histórica para o Ocidente e para todo o mundo , pois contribuiu com ingredientes essenciais do pensamento medieval e moderno desenvolvido na Europa e posteriormente expandido para outras geografias do planeta.

Origem do Cristianismo

O cristianismo nasceu na província romana da Judéia, e começou como uma pequena seita judaica , de crenças apocalípticas e cerca de 120 membros, liderada por alguns dos apóstolos de Jesus de Nazaré. Os eventos narrados no capítulo bíblico Atos dos Apóstolos relatam a formação do culto, mas não são exatamente rigorosos historicamente.

A verdade é que , no século III, o culto cristão já tinha milhares de seguidores e era a congregação dominante no norte do Mediterrâneo. Nessa época, uma igreja cristã primitiva havia surgido, composta de gregos e judeus. Sua relevância era tal que os governantes romanos, pouco dados à perseguição religiosa, não demoraram a tentar apaziguar o culto, sem poder erradicá-lo por completo.

Porém, no século IV o imperador Constantino I decretou a liberdade de culto , acabando com a perseguição aos cristãos e permitindo à igreja cristã uma importante participação na sociedade. Embora isso tenha sido seguido por um tempo de renascimento do paganismo (durante o reinado de Juliano, “o Apóstata”), a força do Cristianismo era tal que no final do século IV já era a religião oficial do Império Romano .

Crenças cristãs

Para o Cristianismo, Jesus foi concebido por uma mãe virgem.

As práticas e crenças do Cristianismo podem variar ligeiramente de um ramo da religião para outro, mas seu núcleo de crenças fundamentais, em termos gerais, pode ser resumido da seguinte forma:

  • O mundo foi criado por um único Deus todo-poderoso e amoroso , conforme descrito nos textos judaicos do Antigo Testamento. Desde então, vários profetas espalharam a palavra sagrada, e o último deles foi Jesus de Nazaré.
  • Jesus Cristo é o messias de Deus na Terra , ou seja, seu enviado e emissário. Jesus é ao mesmo tempo seu único filho e sua forma de se fazer carne, isto é, de se tornar humano e, assim, sofrer os sofrimentos da humanidade. Ele nasceu de uma mulher virgem, Maria, pela obra e graça do Espírito Santo, e morreu crucificado aos 33 anos, tornando-se um sacrifício para libertar a humanidade de seus pecados e renovar sua aliança com Deus.
  • No terceiro dia após sua morte, Jesus Cristo ressuscitou e ascendeu ao céu, onde governa à direita do Deus-pai. Enquanto isso, os fiéis aguardam seu segundo retorno, que marcará o fim dos tempos e a chegada do juízo final, no qual os mortos ressuscitarão e serão julgados. Os bons e fiéis entrarão no reino de Deus, e os iníquos e blasfemos irão para um lugar de punição eterna, o inferno.

Ramos do cristianismo

A Igreja Ortodoxa se separou do Catolicismo em 1054.

Como religião, o Cristianismo abrange três ramos ou seitas principais, que são:

  • Catolicismo ou Igreja Católica . Principal e mais numeroso dos ramos da religião, inclui 24 igrejas diferentes (a igreja latina e as igrejas orientais) que estão sob administração espiritual e religiosa do Papa, localizadas na Cidade do Vaticano. Sua doutrina é a mais tradicional e contempla não só Jesus Cristo, mas o longo panteão de santos e mártires cristãos. Possui cerca de 1.329 milhões de fiéis no mundo.
  • Ortodoxia ou Igreja Ortodoxa . Formalmente é chamada de Igreja Católica Apostólica Ortodoxa e é considerada a herdeira do Cristianismo da metade oriental do Mediterrâneo, agrupando 15 igrejas autônomas que reconhecem sua autoridade única no espiritual, mas que são consideradas aparentadas e formam o mesmo grupo. A Ortodoxia se separou formalmente do Catolicismo durante o Cisma Leste-Oeste em 1054, e hoje tem cerca de 300 milhões de fiéis em todo o mundo.
  • Protestantismo ou a Igreja Protestante . O protestantismo nasceu no século 16 com a chamada Reforma Protestante, cujo iniciador foi Martinho Lutero (1483-1546), e que rompeu com muitos dos preceitos do catolicismo, mas principalmente com a ideia da infalibilidade do Papa e com sua autoridade única sobre todos os cristãos. Assim, nasceram diferentes igrejas protestantes que aderem ao cristianismo, mas que o reinterpretam de uma forma mais semelhante aos textos cristãos originais, afastando-se da doutrina católica. As igrejas protestantes são: a igreja anglicana, a igreja luterana, as igrejas evangélicas, as igrejas pentecostais, as igrejas batistas e as igrejas restauracionistas. Ao todo, o protestantismo tem cerca de 801 milhões de seguidores em todo o mundo.

Ritos cristãos

O batismo é o rito de iniciação à fé cristã.

Os ritos cristãos podem variar imensamente, dependendo da igreja cristã em que são praticados. No entanto, muitos deles coincidem ou são tão essenciais que são compartilhados por todos os ramos cristãos, embora não necessariamente da mesma maneira. Por exemplo:

  • O batismo , rito de iniciação à fé cristã, normalmente realizado na infância. Consiste em submergir ou derramar água sobre a cabeça, imitando o rito de iniciação de João Batista aos fiéis cristãos do rio Jordão. A ideia é que você entre na água do pecado e saia renovado, limpo, pronto para a aliança com Deus.
  • Missa , encontro semanal para realização da liturgia cristã, em dias e horários específicos conforme o conteúdo a ser lido e os eventos a serem comemorados, especialmente em datas importantes para a religião cristã, como o nascimento de Cristo (24 de dezembro) ou a visita dos Reis Magos (6 de janeiro).
  • La comunión , rito de aceptación voluntaria del cuerpo de Cristo, es celebrada en la mayoría de las iglesias cristianas, ya sea al final de la misa, o como un evento importante en el ingreso de los jóvenes cristianos a la feligresía, durante el fin de infância. Este último caso é típico do catolicismo, que o chama de Primeira Comunhão.
  • A confissão e penitência , comuns no catolicismo e na ortodoxia, consistem no relato dos próprios pecados pelos fiéis ao seu sacerdote, para que ele o absolva e o guie espiritualmente ao perdão de Deus. Em termos gerais, o cristianismo valoriza a alma imortal acima do corpo terreno perecível.

Cristianismo e Judaísmo

O Cristianismo tem suas raízes no Judaísmo antigo, de forma que as duas religiões estão intimamente relacionadas , embora não professem as mesmas crenças. Fundamentalmente, os judeus aderem à sua tradição ancestral sem valorizar o Novo Testamento cristão, considerando Jesus de Nazaré como, na melhor das hipóteses, apenas mais um profeta.

Uma vez que não acreditam que Jesus é o filho de Deus, os judeus continuam a aguardar a chegada do messias e o julgamento final, assim como as escrituras anunciam. Um caso semelhante é o do Islã, também uma religião abraâmica, que tem Jesus de Nazaré como mais um profeta em uma longa tradição culminante em Muhammad ( Muhammed ), profeta do Islã.

Siga com: Quaresma