Semana Santa

Explicamos o que é a Semana Santa para os cristãos, quando é celebrada e o que é comemorado em cada um dos seus dias.

A Semana Santa comemora a morte e ressurreição de Cristo.

O que é a Semana Santa?

A Semana Santa ou Semana Mayor é uma das celebrações populares anuais mais importantes da cultura cristã, comemorando as diferentes etapas da Paixão de Jesus Cristo : desde a sua entrada em Jerusalém, à sua Via da Cruz, morte e ressurreição. A Semana Santa é um dos momentos anuais de maior intensidade litúrgica e ritual do Cristianismo .

Em termos religiosos, a Semana Santa representa a última semana do messias na Terra. Por isso, seu conteúdo ritual vai do triunfante ao trágico e ao glorioso.

Geralmente é comemorado em uma data variável do ano, entre março e abril, após o Domingo de Ramos, e a partir da Quarta-feira de Cinzas, os dias passam a ser “dias santos”. De todos eles, os mais importantes são os chamados “Triduum pascal” (do latim Triduum Paschale ), que vai da Quinta-feira Santa ao Domingo de Páscoa (ou Domingo da Ressurreição).

A Semana Santa coincidiu inicialmente com a Páscoa judaica, e seus critérios de celebração eram mais ou menos os mesmos da última. Por isso, os cristãos consideram Jesus de Nazaré como o “Cordeiro pascal”, cujo sacrifício permitiu a purificação dos pecados da humanidade.

Da mesma forma, os primeiros a celebrar a Semana Santa foram os judeus seguidores de Cristo, ou seja, os primeiros cristãos, e depois os próprios romanos cristianizados, cujos registros mais antigos a esse respeito datam do século IV.

No entanto, à medida que o cristianismo se espalhou por todas as regiões da Europa , Norte da África e Oriente Médio, seus ritos cruzaram-se com muitas tradições pagãs , como a celebração da primavera.

É por isso que a Semana Santa contemporânea é celebrada de diferentes maneiras nos diferentes territórios cristãos do mundo , valendo-se de diferentes formas de representar e simbolizar o sofrimento de Jesus Cristo durante as Estações da Cruz, bem como a subsequente glória de sua ressurreição.

Normalmente, em países cristãos, da Quinta-feira Santa ao Domingo de Páscoa são geralmente feriados, não dias úteis.

Veja também: Tradição

Quando é celebrada a Semana Santa?

A celebração da Semana Santa ocorre em datas variáveis, entre 22 de março e 25 de abril , sempre precedida da Quaresma e enquadrada entre o Domingo de Ramos e a Páscoa ou Domingo da Ressurreição. Existe uma razão histórica para isso.

As primeiras normas para a celebração da “Páscoa cristã” foram definidas no Primeiro Concílio de Nicéia em 325, para resolver a confusão a esse respeito (o computus paschalis ) que se opunha às visões da Igreja de Roma e da Igreja de Alexandria.

Assim, foi decidido que a Páscoa cristã deveria ser sempre celebrada no domingo, que não deveria coincidir com a judaica, e que deveria ser apenas uma vez por ano, já que o ano novo então começava no equinócio vernal. No entanto, as discrepâncias astronômicas continuaram entre as duas igrejas, que celebravam a Páscoa com 4 dias de diferença.

Assim, uma nova reforma do calendário ritual era necessária, a qual foi proposta pelo monge bizantino Dionísio, o Meager (c. 465-550) no ano 525. Foi ele quem criou, além disso, a denominação de Anno Domini (“ Ano do Senhor ”) Isso permitiu ao calendário gregoriano substituir o calendário juliano. Depois que Roma se convenceu dos benefícios da maneira alexandrina de calcular a data da Páscoa, ficou estabelecido que:

  • A Páscoa sempre deve ser celebrada no domingo . Este domingo deve ser o seguinte à primeira lua cheia da primavera boreal, para que não coincida com a Páscoa judaica.
  • A lua pascal deve ocorrer no dia ou imediatamente após o equinócio da primavera do hemisfério norte . Este equinócio deve ocorrer entre 20 e 21 de março.

Chegou-se assim ao cálculo atual de quando é celebrada a Semana Santa.

Quinta-feira Santa

Na Quinta-feira Santa são comemoradas a traição de Judas e a captura de Jesus.

A Quinta-feira Santa é o primeiro dia do Tríduo Pascal, ou seja, dos dias mais importantes da Semana Santa. É comemorado na quinta-feira anterior ao Domingo de Páscoa, encerrando o Ciclo Quaresmal . Neste dia, a Igreja Católica comemora a Eucaristia na Última Ceia de Jesus Cristo e seus apóstolos, bem como o lava-pés realizado pelo Messias.

Posteriormente, na “hora santa”, é comemorada a oração de Jesus Cristo no jardim das oliveiras, bem como a traição de Judas e a captura de Jesus pelas autoridades romanas.

As celebrações da Quinta-feira Santa variam enormemente de país para país, mas costumam envolver, além das missas correspondentes, procissões solenes com grande presença popular.

Sexta-feira Santa

O quinto dia da Semana Santa é talvez o mais representativo da celebração e o que mais profundamente comemora a vida de Jesus de Nazaré, já que foi o dia da Via Sacra, crucificação e morte de Jesus Cristo .

As cerimônias solenes deste dia costumam ser abundantes em ornamentos vermelhos e em momentos de silêncio, já que é um dia de luto. A Sexta-feira Santa e o Sábado Santo são os únicos dias da liturgia cristã em que a missa não é celebrada.

A Igreja Católica ordena a seus fiéis o jejum e a abstinência , especialmente em relação ao consumo de carne vermelha, e muitas outras igrejas cristãs oferecem serviços especiais e proíbem a realização de obras mundanas.

Sábado santo

O Sábado Santo é o dia de espera pela ressurreição de Jesus Cristo , no qual se comemora a sua descida ao túmulo e a sua viagem ao abismo. Semelhante (e muito mais) do que a Sexta-Feira Santa, é um dia de luto , de silêncio cerimonial, em que não se reza a missa, nem se administram outros sacramentos.

Tradicionalmente, este dia era chamado de Sábado da Glória, pois a celebração da ressurreição já era celebrada pela manhã, mas após a reforma litúrgica da Semana Santa em 1955 (realizada pelo Papa Pio XII), o uso do “Sábado Santo” e um o jejum de uma a três horas é fixado antes da comunhão noturna, quando começa a Vigília Pascal, desde a noite do Sábado Santo até a madrugada do Domingo de Páscoa.

domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa geralmente envolve procissões religiosas e celebrações litúrgicas.

Domingo de Páscoa, Domingo da Glória ou Domingo da Ressurreição é o dia em que a Semana Santa termina, e que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo três dias após a sua morte na cruz . Esta celebração começa depois da Vigília Pascal e dura uma semana, até à Oitava da Páscoa, e é uma das mais importantes do calendário cristão.

Sua celebração costuma envolver procissões religiosas e celebrações litúrgicas, além da decoração de ovos de Páscoa e outros tipos de festividades, dependendo do país e da cultura local.

O significado teológico do Domingo de Páscoa tem a ver com a renovação dos votos e a confirmação do julgamento vindouro de Deus , que ofereceu à humanidade uma nova aliança graças ao sacrifício do Messias, Jesus Cristo.

Siga com: Natal