Quaresma

Explicamos o que é a Quaresma para o Cristianismo, seu significado, origem e símbolos. Além disso, datas de início e término.

A Quaresma é um período litúrgico no calendário cristão.

O que é a Quaresma?

É conhecida como Quaresma, um tempo litúrgico estabelecido no calendário cristão e celebrado pela Igreja Católica, Copta, Ortodoxa, Anglicana e muitos protestantes (embora à sua maneira). Este período consiste em um tempo de penitência e preparação espiritual para a Páscoa, que acontece durante os 40 dias anteriores (daí o seu nome, do latim quadragésimo ).

A Quaresma sempre começa toda quarta- feira de cinzas , depois da terça feira gorda . Na Quarta-feira de Cinzas, as igrejas realizam o rito de unção dos fiéis com uma cruz de cinzas na testa, gesto que simboliza a purificação dos pecados do ano anterior.

Da mesma forma, culmina todas as tardes de Quinta-feira Santa, três dias antes do Domingo de Páscoa , data em que se comemora a Última Ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos e o lava-pés pelas mãos do profeta.

A duração da Quaresma se deve a diferentes referências bíblicas e cristãs, como os 40 dias de Jesus Cristo passados ​​no Deserto da Judéia, antes de cumprir sua missão pública, mas também os 40 dias do dilúvio universal, os 40 anos da marcha de o povo de Israel e as 40 décadas de escravidão dos hebreus no Egito.

A Quaresma não é um momento de tristeza, mas de recolhimento e reflexão. Segundo as diferentes igrejas que o celebram, costuma ser comemorado com missas e orações, bem como jejum de madrugada à noite, durante a quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa, ou durante os 40 dias contínuos, nas suas versões.

Eles geralmente não comem carne, ovos, manteiga ou peixe e, em algumas igrejas, vinho e óleo também são proibidos. Em alguns casos, a abstinência e a reclusão também são praticadas, embora na maioria das igrejas ocidentais o aspecto penitencial da Quaresma tenha se tornado cada vez mais frouxo.

Veja também: Religião

Origem da Quaresma

Há indícios de que a Quaresma começou a ser celebrada por volta do segundo ou início do terceiro século, mas no quarto século tornou-se oficialmente uma prática eclesiástica , embora não tenha feito parte do Primeiro Concílio de Nicéia em 325.

Era praticado com rigor pelos candidatos ao baptismo e por aqueles cujos pecados os levaram a perder o seu lugar na comunhão. Naquela época, eles tiveram que lamentar e se arrepender, vestindo trapos e sendo espalhados com cinzas. Mas essa tradição morreu por volta do século IX, sendo substituída pela celebração comum dos fiéis que conhecemos hoje.

No entanto, ao longo de sua história, a Quaresma sofreu muitas modificações por parte da Igreja. Por exemplo, os domingos da Quaresma foram abolidos, pois são dias tradicionalmente festivos, dedicados à comemoração do Senhor; e para preservar o número de 40 dias, mais quatro dias foram adicionados antes do primeiro domingo.

Símbolos da Quaresma

A cor roxa representa as vestes que Jesus Cristo vestiu durante seu Calvário.

A Quaresma está associada a diversos símbolos, alguns dos quais já mencionados.

  • A cruz de freixo . Representa a “queima” ou purificação dos pecados anteriores à Quaresma, para que o paroquiano esteja pronto e limpo para o batismo e o reencontro com Cristo.
  • A cor roxa . Esta é a cor do Nazareno, ou seja, a cor das vestes que Jesus Cristo vestiu durante o seu Calvário e, portanto, está associada à penitência e ao sofrimento. É usado exceto no quarto domingo, que é substituído pelo rosa, e no Domingo de Ramos, que é substituído pelo vermelho.
  • A cruz . Símbolo universal do cristianismo, ganha ainda maior destaque na Quaresma, pois é a vinda de Jesus Cristo a Jerusalém (acontecimento que é devidamente comemorado na Páscoa).

Quando começa a Quaresma e quando termina?

Como mencionado antes, a Quaresma começa toda quarta-feira de cinzas e termina toda tarde de quinta-feira santa. De acordo com o calendário atual, nos próximos anos essas datas serão:

  • Em 2021, a Quaresma começa na quartafeira, 17 de fevereiro, e termina na quintafeira, 1º de abril .
  • Em 2022, a Quaresma começa na quartafeira, 2 de março, e termina na quintafeira, 14 de abril .
  • Em 2023, a Quaresma começa na quartafeira, 22 de fevereiro, e termina na quintafeira, 6 de abril .
  • Em 2024, a Quaresma começa na quartafeira, 14 de fevereiro, e termina na quintafeira, 28 de março .
  • Em 2025, a Quaresma começa na quartafeira, 5 de março, e termina na quintafeira, 17 de abril .
  • Em 2026, a Quaresma começa na quartafeira, 18 de fevereiro, e termina na quintafeira, 2 de abril .
  • Em 2027, a Quaresma começa na quartafeira, 10 de fevereiro, e termina na quintafeira, 25 de março .
  • Em 2028, a Quaresma começa na quartafeira, 17 de fevereiro, e termina na quintafeira, 1º de abril .
  • Em 2029, a Quaresma começa na quartafeira, 14 de fevereiro, e termina na quintafeira, 29 de março .
  • Em 2030, a Quaresma começa na quartafeira, 6 de março, e termina na quintafeira, 18 de abril .
  • Em 2031, a Quaresma começa na quartafeira, 26 de fevereiro, e termina na quintafeira, 10 de abril .

Siga com: Natal