Inveja

Explicamos o que é a inveja segundo a visão da psicanálise, da moral e da religião. Além disso, quais são os outros pecados capitais.

Pessoas com inveja gastam muito tempo e energia observando a vida de outras pessoas.

O que é inveja?

Segundo o dicionário, inveja é o desconforto ou dor diante da alegria do outro , ou seja, o sentimento de arrependimento por não ser quem tem ou recebe algo que corresponda a outro e pelo qual se sente um desejo ressentido . É um sentimento semelhante ao ciúme.

A inveja é um sentimento comum na vida do ser humano , tanto ao invejar quanto ao ser invejado. Em geral é considerado um dos afetos mais negativos e indignos possíveis, pois destrói qualquer forma de afeto ou amor entre as pessoas.

Pessoas invejosas gastam uma quantidade significativa de tempo e energia observando a vida dos outros, bem como comentários maliciosos ou difamação, porque, no fundo, ficariam felizes em contemplar o fracasso daquele que invejam.

No campo psicanalítico, a inveja é considerada um sentimento capaz de prejudicar a alegria e a valorização da própria pessoa , visto que o invejoso está em constante contemplação do que é estranho. Por isso, ademais, a inveja é insaciável, pois por mais que conquiste ou tenha para si, o invejoso sempre encontrará novos assuntos para invejar de outras formas, já que sua insatisfação vem, no fundo, de si mesmo.

Por sua vez, a tradição moral e religiosa ocidental condenou a inveja ao canto das emoções mais baixas do ser humano. O invejoso é incapaz de celebrar ou compartilhar as alegrias alheias, ou seja, é incapaz de sentir o amor ao próximo pregado por Jesus Cristo, e por isso doutrinas como a católica cristã o consideram entre os pecados capitais , isto é, , os pecados mais graves . e fundamentais.

Segundo a tradição religiosa da Idade Média , o pecado da inveja correspondia ao demônio do mar chamado Leviatã. Na iconografia cristã, ela é frequentemente retratada como um velho espectro feminino com cobras na cabeça, nas mãos e uma delas mordendo o seio. Às vezes, também aparece destruindo ou devorando um coração, junto com um ou mais cães.

Pode servir a você: Arrogância

Outros pecados capitais

Segundo a tradição católica, existem sete pecados considerados capitais ou mortais, uma vez que engendram todos os outros pecados possíveis. Além da inveja, eles incluem:

  • A arrogância , entendida como o excesso de amor-próprio que leva as pessoas a tomarem o lugar de Deus e, portanto, violar suas regras e engendrar outros pecados. Por isso é considerado o pecado supremo de todos.
  • A raiva , entendida como raiva excessiva ou incontrolável, seja contra os outros ou contra si mesmo, e que pode levar à violência .
  • A gula , entendida como o amor irreprimível pela comida e pela bebida, que leva o indivíduo a beber e / ou comer demais, além do necessário para se sustentar. É o pecado contrário a todas as formas de medida.
  • A luxúria entendida como desejo sexual irreprimível, insaciável e incontrolável, que não respeita fronteiras e acarreta danos ao próprio indivíduo ou aos outros.
  • A ganância , entendida como o amor excessivo à acumulação, tanto de propriedades quanto de coisas como o dinheiro . O avarento é aquele que possui mais do que precisa e ainda nega aos outros o acesso aos recursos, mesmo sabendo que eles precisam ou merecem mais do que ele.
  • A preguiça , entendida como falta de vontade e dedicação para garantir o sustento, ou seja, garantir a existência e o próprio bem-estar. Quem comete esse pecado contraria a ordem divina de cuidar de si e desrespeita o dom da vida que Deus lhe deu.

Siga com: Qualidades de uma pessoa