Idolatria

Explicamos o que é idolatria dentro e fora do contexto religioso. Além disso, por que isso é considerado um pecado grave de acordo com a Bíblia.

Os israelitas cometeram idolatria quando Moisés estava ausente do Monte Sinai.

O que é idolatria?

Pelo termo idolatria (do grego eidolon , “imagem” ou “figura”, e latris , “devoto”) entende-se, em geral, uma devoção excessiva a algo ou alguém , que pode ser exagerada.

No entanto, este termo é usado principalmente em um religioso contexto , especialmente pelas doutrinas dos monoteístas abraâmicas religiões : Judaísmo, Cristianismo e Islamismo , para se referir ao pecado de adorar imagens no lugar de Deus.

Em outras palavras, a idolatria ocorre quando qualquer coisa diferente do único Deus do monoteísmo é adorado . Assim, para os praticantes deste tipo de religião, qualquer culto religioso pagão , qualquer forma de satanismo ou adoração a ancestrais, por exemplo, incorre neste tipo de pecado. No entanto, o que se qualifica ou não como idolatria pode ser uma fonte de discrepâncias e até mesmo de debate entre uma religião e outra.

Na verdade, a interpretação da idolatria tem sido motivo de separação entre várias seitas do cristianismo, já que alguns acusam o catolicismo de incorrer neste pecado ao venerar os santos por meio de estatuetas e imagens nas igrejas. É por isso que em muitas igrejas protestantes Jesus Cristo não está representado na cruz, nem qualquer tipo de santos é adorado.

Da mesma forma, no Antigo Testamento e na Torá judaica, a idolatria, junto com o assassinato e o incesto , é considerada entre os pecados que não deveriam ser cometidos nem mesmo para salvar a vida . Por exemplo, os rabinos do antigo Israel tiveram que proibir e perseguir a adoração de divindades como Baal, Moloch e Ashtarot entre seus seguidores.

Na verdade, um exemplo canônico de idolatria é citado na Bíblia, no episódio em que Moisés sobe ao monte Sinai (Êxodo 32: 4) para receber os Dez Mandamentos de Deus. Durante sua ausência, o povo israelita derreteu todo o ouro que conseguiu para erguer a estátua de um bezerro, que passou a adorar como se fosse o próprio Deus.

Ao descer do Sinai, o profeta Moisés enfureceu-se e começou a destruir a efígie até virar pó, e forçou os israelitas a beber o pó de ouro do bezerro na água como punição.

Siga com: Politeísmo